top of page
Buscar

Ceratoconjuntivite

  • doencascaprinosovi
  • 20 de nov. de 2017
  • 1 min de leitura

Doença que acomete a conjuntiva e a córnea dos olhos dos animais, é altamente contagiosa. Os microrganismos normalmente associados à doença são: Chlamydia pecorum, Mycoplasmaspp (notavelmente M. conjuntiva), Listeria monocytogenes, Escherichia coli e Staphylococus aureus, entretanto o principal agente causador da doença é a bactéria Moraxella caprae (caprinos) Moraxella ovis (Ovinos).

Transmissão: ocorre através de moscas e outros insetos que funcionam como vetores mecânicos entre animais doentes e sadios, e pelas mãos contaminadas de técnicos e tratadores. Os reservatórios são os próprios animais, que ficam doentes e se curaram podendo ser portadores assintomáticos por um ano ou mais. A doença é mais frequente no verão, devido à proliferação de moscas. Os fatores predisponentes ao aparecimento dos surtos são: introdução de novos animais, excessiva lotação animal, instalações pouco arejadas, currais sujos, falta de higiene acúmulo de esterco.

Os animais inicialmente apresentam desconforto ocular e lacrimejamento, evoluindo para hiperemia (olhos avermelhados), fotofobia (evitam a luz mantendo os olhos fechados), blefarospasmo (piscam intermitente os olhos), dor ocular, opacidade e até formação de úlceras na córnea e neovascularização, podendo ocorrer à perda completa da visão.

Tratamento: é feito com o uso de antibióticos e anti-inflamatórios em forma de colírio, não devendo usar spray porque pode haver lesão da córnea. Os animais doentes devem ser tratados e se possível isolados, para evitar a contaminação do resto do rebanho.


Comments


  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page